subestação no complexo eólico seridó segurança

Segurança avançada na subestação do Complexo Eólico Seridó: Inovação, Eficiência e Compromisso Ambiental e Social 

A Aeon Security tem investido em soluções avançadas para proteger estas áreas críticas. Recentemente, concluímos um projeto de segurança na subestação do complexo eólico oeste Seridó, localizado no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte. 

A energia eólica se destaca como a pioneira entre as “novas energias” no Brasil, alcançando recordes consecutivos de instalação. Contudo, essa expansão traz a responsabilidade de garantir a segurança dessas instalações. 

Atenta a essa necessidade, a Aeon Security tem investido em soluções avançadas para proteger estas áreas críticas. Recentemente, concluímos um projeto de segurança na subestação do complexo eólico Seridó, localizado no município de Parelhas, no Rio Grande do Norte. 

Idealizado pela Elera Renováveis, Seridó possui uma capacidade instalada de 247,5 MW, suficiente para alimentar cerca de 800 mil residências. No total, a área, que possui 1,6 mil hectares, conta com: 

  • 10 parques eólicos com 55 aerogeradores, no município de Parelhas (RN) 
  • 1 subestação coletora (estrutura que vai receber a energia produzida pelos aerogeradores) 
  • Linhas de transmissão de 500kV com 45km de extensão, ao longo de Parelhas (RN), Santana do Seridó (RN), São José do Sabugi (PB) e Santa Luzia (PB) 

Implementação da solução Security Monitor®  

A Aeon Security, reconhecida por sua liderança em segurança eletrônica, foi contratada para realizar o monitoramento da subestação e a instalação de sistemas de identificação de incêndio e controles de acesso. 

O local enfrentava desafios como acessos remotos, longas distâncias entre a bay (estações/pontos de trabalho do parque) e a subestação, falta de monitoramento integrado e questões de segurança. Por essas razões, roubos e furtos eram constantes. 

Como parte de nossa rotina, realizamos um estudo detalhado dos pontos críticos da área e desenvolvemos planos de ação para garantir uma execução eficiente, sem afetar a operação do cliente. 

Optamos por implementar a solução avançada e exclusiva Security Monitor®, que combinou fibra óptica sensitiva FFT Secure Fence e 7 câmeras PTZ Q6225 da Axis.

Complementamos nossa estratégia integrando à fibra e às câmeras: 

  • Dispositivos de dissuasão, como cornetas, contra intrusões; 
  • Sistema de combate a incêndio, com detecção de gases inflamáveis; 
  • Controle de acesso; 
  • Circuito de monitoramento interno para as áreas operacionais. 

Perímetro do Complexo Eólico Seridó 100% seguro

A solução Security Monitor® possibilitou a detecção em tempo real de roubos, furtos e vandalismo no complexo, assegurando a integridade das instalações e viabilizando uma resposta mais rápida e eficiente. 

Para parques eólicos, que frequentemente enfrentam desafios no controle imediato de possíveis invasões, essa solução é crucial. Pois muitas vezes, a descoberta de uma intrusão ocorre dias depois, gerando prejuízos significativos. Os custos dos itens furtados e as paradas não programadas tornam-se fatores críticos, impactando financeiramente os complexos. 

Impacto ambiental e social positivo  

Além de garantir segurança eletrônica de alto nível, o projeto também gerou impacto ambiental e social positivo. Isso foi possível graças à utilização de dispositivos avançados, como o sistema de combate a incêndio, com detecção de gases inflamáveis. 

Integrado à nossa solução Security Monitor®, o controle de incêndio foi fundamental para garantir a proteção de pessoas e ativos, especialmente em áreas críticas como subestações e eletrocentros, que operam com altas tensões. Em caso de qualquer sinal de fogo ou vazamento de gases, a resposta é rápida, minimizando riscos ambientais e evitando danos significativos. 

Outro diferencial da Aeon é o uso de equipamentos com alta durabilidade (MTBF elevado), que minimizam a necessidade de manutenções frequentes. Em Seridó, isso se traduziu em menos deslocamentos das equipes para reparos, diminuindo as emissões de carbono associadas ao transporte. Estima-se que, ao longo do tempo, a durabilidade desses equipamentos contribua na redução da emissão de aproximadamente 740 mil toneladas de CO² na atmosfera. 

Além disso, o projeto foi cuidadosamente planejado para respeitar as Comunidades Remanescentes de Quilombos nos municípios envolvidos, garantindo a preservação de seus territórios, ancestralidade e práticas culturais. 

Se você deseja descobrir como a Aeon pode potencializar a proteção e a eficiência do seu complexo eólico, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar! 

Compartilhe este post

Postagens relacionadas

Principais desafios no desenvolvimento de projetos de segurança perimetral
Conheça o modelo Security as a Service: segurança para seu perímetro sem surpresas ou custos inesperados 
Como proteger perímetros da invasão de animais e evitar interrupções nas operações