É fato que toda empresa, independente do seu porte ou nicho de atuação, precisa do apoio da Tecnologia da informação — TI.

Afinal, é um rumo natural das operações terem sua migração para controles e gestão com base em análises de informações, que permitam a execução das suas atividades de forma consistente e coesa.

Diante dessa premissa, é muito importante que as empresas contem com uma TI estratégica, afinal, esse time é responsável por promover recursos que sustentam a execução das demais atividades do empreendimento.

Mas, como implementar essa abordagem?

Confira, neste artigo, 5 dicas para ter uma TI estratégica de sucesso na sua empresa e ter efetividade nas suas operações!

1 — Integre a TI com o Planejamento Estratégico da organização

O primeiro passo para ter uma TI estratégica na sua empresa é integrar o planejamento e estrutura dessa área aos objetivos globais da organização, afinal, como falamos anteriormente, a Tecnologia da Informação é a área responsável por sustentar as operações de todas as demais.

Dessa forma, insira as definições de metas e objetivos para a TI dentro do Planejamento Estratégico da organização, criando um mapa abrangente do que é necessário para que a sua empresa se diferencie das demais, com o pleno emprego da tecnologia e o uso inteligente das suas informações.

Além disso, crie e desenvolva uma equipe com foco em alta performance, com melhores entregas (parciais e totais) e com a visão do uso consciente dos recursos organizacionais.

Quando você integra plenamente a TI ao planejamento de curto, médio e longo prazo é estabelecido um ambiente avançado para o desenvolvimento da sua empresa.

2 — Desenvolva equipes multidisciplinares

Esse é um conceito que muitos gestores confundem, ao pensar que equipes multidisciplinares são compostas por pessoas que sabem desenvolver e desempenhar todas as atividades da área.

Mas, na verdade, equipes multidisciplinares são aquelas que apresentam um conjunto de colaboradores que, juntos, possuem todas as habilidades e requisitos para a execução dos projetos e atendimento das demandas de TI que a sua empresa necessita.

Dessa forma, ao desenvolver uma equipe de TI multidisciplinar, a sua empresa obterá êxito no seu planejamento.

Isso porque a execução de cada atividade será otimizada, consumindo menos tempo pelo fato de não haver a necessidade de buscar fora da organização os profissionais com determinadas competências e conhecimentos.

3 — Acompanhe as tendências

A área de tecnologia e inovação apresenta uma alta volatilidade em suas tendências e práticas de mercado.

Por isso, para que a sua empresa conte com uma TI estratégica de sucesso, é necessário o acompanhamento das principais tendências. Isso vai garantir que o seu empreendimento esteja sempre alinhado com as melhores e mais atualizadas práticas do mercado no que diz respeito à Tecnologia da Informação.

4 — Ambiente de qualificação continuada

Em complemento ao item anterior, para que a sua empresa tenha uma TI estratégica, é necessário criar um ambiente de qualificação continuada e que desperte o pensamento de inovação e, até mesmo, de disrupção de mercado.

Essa qualificação continuada vai colocar a sua empresa a frente das demais concorrentes, afinal, a TI estratégica da sua empresa estará pronta para todos os desafios que possam surgir.

5 — Acompanhe e mensure os resultados

A TI estratégica não é aquela que apenas executa, mas que é capaz de acompanhar e mensurar os resultados de acordo com o planejamento estratégico da organização em curto, médio e longo prazo.

Assim, devem ser estabelecidos os principais indicadores de desempenho da área, para que seja possível realizar as correções que forem necessárias, baseando-se em um plano de ação.

Esses indicadores serão capazes de demonstrar em números o nível de integração da TI com as demais áreas da sua empresa, o que a torna estratégica no implemento de processos e metodologias ágeis em todas as áreas da organização.

Ao seguir essas 5 dicas, certamente, a sua empresa obterá êxito em ter uma TI estratégica de sucesso e será capaz de atender mais e melhor as demandas do seu público-alvo.

Se a sua empresa precisa de uma TI estratégica, a Aeon Technologies tem a solução ideal para o seu negócio!

Conheça agora mesmo o serviço de Consultoria de TI com foco em alta performance para o desenvolvimento da sua empresa! Entre em contato conosco hoje mesmo!

Veja também: Como a gestão de TI pode otimizar os processos da sua empresa