Você já ouviu falar em BPO? Trata-se de um acrônimo para Business Process Outsourcing. Um conceito que, em português, pode ser traduzido por Terceirização de Processos Empresariais.

Na prática, ocorre uma contratação de serviços especializados que são oferecidos por fornecedores externos. Descubra neste artigo as vantagens do BPO para a sua empresa.

Para começar, tenha em vista que a fornecedora lidará com algumas operações importantes para o funcionamento da organização. Procedimentos esses que, apesar de sua relevância, não estão relacionados à atividade-fim do seu negócio.

Dentre os serviços que podem ser oferecidos por esta forma de Outsourcing estão inclusos: contabilidade, recursos humanos, manutenção, limpeza, etc.

Descubra agora 5 benefícios desta terceirização.

1. Otimização do tempo

Sem a terceirização, oferecida por um provedor de serviços, certas tarefas acabam representando um grande risco de sobrecarga.

Um problema que atinge tanto gestores quanto colaboradores.

Para piorar, são atividades que fazem com que o funcionário deixe de se dedicar às atividades-fim do negócio para lidar com outras questões.

O trabalho extra pode, até mesmo, afetar o clima organizacional, gerando uma carga elevada de estresse. Todos esses problemas são evitados com o BPO, já que a fornecedora assume muitas dessas atividades.

Os esforços da equipe interna da empresa ficam, então, livres para as tarefas que realmente importam para a organização.

2. A produtividade é uma das maiores vantagens do BPO para a sua empresa

Uma vez que gestores e colaboradores podem se dedicar ao core business do negócio, a produtividade aumenta.

É preciso lembrar que o BPO frequentemente trata de rotinas burocráticas.

Atividades essas que não tomam apenas tempo, também têm influência direta na eficiência de um empreendimento.

Sendo tratadas pela fornecedora, essas atividades se tornam mais produtivas. Isto ocorre porque o serviço terceirizado possui know how aprofundado nas tarefas específicas que assume.

De tal modo que as atividades são executadas de forma otimizada.

Assim, a burocracia é reduzida, melhorando a relação dos colaboradores com tarefas que antes tomavam seu tempo e energia.

3. Diminuição dos encargos trabalhistas

A empresa que adota o Outsourcing não tem mais de lidar com certos processos diretamente.

Em consequência disso, o número de colaboradores pode ser menor. Essa é uma das maiores vantagens do BPO para a sua empresa.

Afinal, reduzir a necessidade de mão de obra faz com que a empresa pague menos encargos trabalhistas.

Outro detalhe relevante é que a fornecedora de serviços possui funcionários experientes e bem capacitados.

Praticamente uma garantia de que haverá a entrega de bons resultados.

O que vale ressaltar nesse caso é que se esses funcionários fossem contratados diretamente, os gastos da sua empresa seriam maiores.

4. Redução de custos

Juntando os benefícios citados podemos concluir que as vantagens do BPO para a sua empresa incluem a redução de custos.

Sobretudo aqueles de ordem fixa, que sofrem grande decréscimo, pois o negócio precisa de menos colaboradores e equipamentos. O valor que vai para o Outsourcing é consideravelmente menor.

5. Economia de espaço

Por vezes, o espaço que uma empresa dispõe não é muito grande e deve ser otimizado a todo custo. O pleno aproveitamento do ambiente, nessa situação, torna-se um fator importante para o sucesso do negócio.

Uma das vantagens do BPO para a sua empresa é que ele leva algumas atividades para fora do espaço da organização.

Você pode aproveitar a liberação do local para fins como treinamentos, conferências ou almoxarifados. O que importa é dar melhor uso ao ambiente da empresa.

Pense bem sobre todos os benefícios que listamos para resumir as vantagens do BPO.

A conclusão que oferecemos é, acima de tudo, melhoria contínua, já que diferentes aspectos da empresa são impactados positivamente por sua adoção.

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