Soluções de backups empresariais, além de serem importantes, precisam passar por uma análise dos gestores. Isso porque há características singulares em cada tipo de serviço e, dessa forma, deve-se buscar o que vai de acordo com a sua necessidade. Por isso, você deve se perguntar: como saber o tipo ideal de backup para o meu negócio?

Há fatores que nos ajudam a entender esse cenário e, para isso, é preciso conhecer mais sobre este tipo de serviço. Otimiza-se os processos, contrata-se a solução mais adequada e reduz-se gastos. Abaixo, respondemos a pergunta “como saber o tipo ideal de backup para o meu negócio?”, para que possamos encontrar a solução mais adequada. Acompanhe!

Volume de dados

O primeiro fator a ser analisado é a quantidade de dados que você deseja fazer backup: todos os documentos e arquivos, apenas de alguns setores ou informações pontuais.

Isso permite que o seu negócio contrate um serviço sob medida.

Em outras palavras, conhecer o volume de dados é não pagar mais caro por um serviço que talvez você não utilize.

Mas, como entender qual é a quantidade de dados necessários para cobrir todas as necessidades? Por um planejamento interno ou junto com a nossa próxima dica.

Procure empresas especializadas – e confiáveis

Empresas com um amplo portfólio de clientes, que respaldam o bom serviço, devem ser pontualmente procuradas para encontrar a solução ideal de backup para o seu negócio.

O tema é importante visto que há uma série de empresas que só buscam vender um serviço, sem assistência.

Uma análise prévia do volume de dados já mostra quem está pensando na excelência do seu negócio, trabalhando conjuntamente. Busque, também, cases de sucesso que já solicitaram backups com empresas especializadas para ter referência sobre a atuação dos serviços.

Avalie todos os fatores

Aqui entramos em um ponto importante e que merece toda a atenção: avalie todos os fatores ao contratar um backup para o seu negócio. Isso inclui:

– Velocidade para subir os dados e recuperá-los, observando a necessidade de possuir um serviço que faça isso de forma automática;
– Conheça o limite do backup e quais dados podem ser recuperados, avaliando o tempo necessário;
– Entenda se apenas arquivos e documentos, mas também sistemas operacionais e configurações, além de vários componentes, devem fazer parte do backup;
– Priorize serviços que sejam assertivos na questão da segurança: tanto interna, como acesso dos funcionários; como externas, com proteção contra quem deseja roubar seus dados de backup ou derrubar o serviço;
– Planeje o tempo que os dados precisam ficar armazenados, entendendo qual é a opção ideal para o seu negócio;
– Veja a modalidade mais adequada: nuvem ou infraestrutura física – a primeira conta com várias vantagens, mas a própria empresa pode armazenar alguns elementos.

Conclusão

Ao responder “como saber qual é o tipo ideal de backup para o meu negócio?”, vale um último destaque: serviços do gênero necessitam passar por uma análise para evitar futuros contratempos.

Ao seguir os passos que trouxemos aqui, até mesmo quem não possui nenhuma familiaridade com soluções de TI (tecnologia da informação) pode escolher um serviço ideal e pontual para o negócio.