Sabemos que por muito tempo, quando uma empresa estava em um cenário de reestruturação ou crise financeira, um dos primeiros setores a sofrerem com os cortes era o de TI.

Com o tempo, mesmo em um cenário adverso, as empresas identificaram um caminho muito mais inteligente para prosperar: investir em soluções de TI que possibilitam reduzir os custos em todos os setores do negócio.

É claro que os benefícios das tendências de TI vão além disso.

Assim, não há dúvidas de que o crescimento da preponderância deste setor nas organizações está diretamente ligado ao fator financeiro: melhorar o desempenho sem precisar aumentar os gastos.

Você quer entender como as soluções em TI podem ajudar a sua organização com a redução de custos?

Então, não perca uma só linha deste guia.

Soluções de TI para redução de custos

Como podemos observar, a contenção de gastos em uma empresa não deve se limitar a reorganizações como a diminuição da equipe.

É preciso otimizar os gastos, e neste sentido, a TI apresenta soluções acessíveis para as empresas.

Confira algumas destas soluções:

Nuvem

As soluções de cloud computing (computação em nuvem) hoje já estão bem mais difundidas nas organizações, mas ainda há uma certa resistência, especialmente em um ambiente mais tradicional.

A grande vantagem de migrar aplicações para a nuvem está na redução de custos com infraestrutura, por não haver necessidade de investir em servidores físicos.

Logo, os custos com servidores, aplicações e hardwares já não serão mais seus, o que já muda bastante o cenário.

Essa estrutura oferece flexibilidade, já que é possível trabalhar de maneira remota (acessando arquivos de qualquer lugar pela nuvem) e contratar recursos sob demanda (escalabilidade), sem que você tenha que pagar por algo que não será utilizado.

SaaS

Como tendência no mundo empresarial, o SaaS (Software as a Service, ou Software como um Serviço) é uma espécie de centralizador de informações para cada área, como automação de marketing, controle de suporte técnico de TI, entre outras possibilidades.

Nesse contexto, a vantagem deste tipo de aplicação é ter todas as funções de um software tradicional sem dispor de custos como manutenção e infraestrutura, configurando-se assim como uma opção econômica para a sua empresa.

Plano de governança de TI

A governança de TI é um dos pilares de uma estratégia de redução de custos.

É a partir dela que sua empresa será capaz de fazer a gestão adequada de todos os seus recursos de tecnologia.

Essa estratégia prioriza questões como o alinhamento estratégico, gerenciamento de riscos e principalmente o gerenciamento dos recursos, que impactará diretamente na questão financeira.

Existem algumas metodologias e conjunto de melhores práticas neste sentido, como ITIL, COBIT e Scrum.

Soluções de monitoramento

Outra estratégia eficaz para reduzir custos é investir em soluções de monitoramento das aplicações.

Esta estratégia, entretanto, funciona mais no sentido de prevenção, especialmente com relação aos ataques virtuais.

Como isso impacta no aspecto financeiro?

Simples: os prejuízos das empresas com relação à segurança da informação aumentam a cada ano, o que justifica a necessidade de monitorar os recursos de infraestrutura.

Esperamos que as dicas que conferiu ao longo da leitura sejam úteis para o sucesso da sua empresa.

Caso precise, nós da Aeon Technologies podemos te ajudar com serviços e soluções em TI customizados para a sua empresa.