Consultoria de TI

O Que Você Precisa Saber Sobre Consultoria de TI

Post-it criando um fluxo de processos.

Você quer entender como funciona uma consultoria de TI?

Se sim, esse artigo é para você!

Sabemos que toda empresa tem dois motivos e propósitos básicos e comuns a todos — o atendimento das necessidades do seu público e a promoção do seu crescimento institucional.

No entanto, embora possam parecer atividades simples e fáceis de serem atingidas, é preciso o apoio de outras áreas que suportem as suas operações como, por exemplo, a Tecnologia da Informação — TI.

Nesse contexto, gerir de forma efetiva a Tecnologia da Informação do seu negócio deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade, pois ela exerce funções fundamentais que ajudam as organizações a atinjam os seus objetivos, afinal, ela permeia todas as áreas e suporta a execução dos projetos de curto, médio e longo prazo.

Com tantos recursos e aplicações, não cuidar desse importante segmento empresarial, é estar posicionado atrás da concorrência.

Diante dessa realidade, uma consultoria de TI é fundamental para que a sua empresa obtenha êxito nos seus planos. Por meio dela, é possível enxergar as melhores oportunidades, ampliar ou diminuir, a infraestrutura tecnológica, além de outras vantagens.

Mas uma consultoria de TI realmente teria a capacidade de impactar no crescimento e evolução da sua empresa? Esse questionamento é muito comum entre gestores e empreendedores, afinal, muitos não veem a TI pela perspectiva correta.

Se sua intenção é entender como funciona uma consultoria de TI para melhorar a performance da sua empresa, ou então apenas matar a curiosidade da operação de uma, hoje você vai ter uma nova visão sobre o tópico.

Preparado?

Tudo que você vai ler nesse artigo:

  1. O que é uma consultoria de TI?
  2. Afinal, o que uma consultoria de TI realmente faz?
  3. Os benefícios de contratar uma consultoria de TI
  4. Como funciona uma consultoria de TI para pequenas empresas?
  5. O que é preciso para contratar uma consultoria de TI?

O que é uma consultoria de TI?

Esquema representando o funcionamento de uma Consultoria de TI

Conforme resumido com precisão na Wikipedia (em inglês), “a consultoria em TI é um campo que se concentra em aconselhar as organizações sobre a melhor forma de usar a tecnologia da informação (TI) para alcançar seus objetivos de negócios”.

Afinal, o que uma consultoria de TI realmente faz?

De modo simples:

Uma consultoria de TI tem como principal objetivo ajudar as empresas com um gerenciamento de serviços de TI que sigam sua linha de negócios ou processos, além de da formulação de um planejamento estratégico para atender aos requisitos do cliente.

De modo menos simples:

Apoia no gerenciamento de serviços de TI

Os projetos fazem parte do dia a dia de toda empresa, seja para implantação de melhorias, planos de expansão das operações ou reestruturação.

No entanto, todas as situações têm em comum a necessidade do suporte da TI, que vai dimensionar e disponibilizar as ferramentas e recursos necessários.

Logo, a consultoria em TI vai ajudar a sua empresa também na realização desses projetos, pois, tem o conhecimento para implantar o gerenciamento de serviços de TI baseados nos 5 pilares essenciais:

  • Estratégia de serviços
  • Desenho de serviços
  • Transição de serviços
  • Operação de serviços
  • Melhoria contínua de serviços

Assim, a empresa acaba com uma cobertura total da TI para a realização dos seus projetos e alcance dos objetivos pretendidos.

Cria planejamentos estratégicos

Peça de um jogo de estratégia - xadrez.

O planejamento estratégico é fundamental para toda empresa que deseja evoluir ao longo do tempo.

Afinal, essa abordagem estabelece uma visão de médio a longo prazo e define os objetivos a serem alcançados. No entanto, não basta planejar, é preciso ter informações estruturadas e um conjunto de ferramentas que viabilize a implementação desse planejamento.

É então que a consultoria de TI entra na história: para estabelecer um ambiente informacional avançado e os recursos necessários para que a empresa tenha um diferencial de mercado com base em informações e demais abordagens que a TI proporciona.

Assim, oferecendo planejamentos bastante abrangentes e que cobrem as partes estratégicas, estruturais, operacionais e de implementação. E os processos são monitorados e testados até funcionar da maneira correta.

Os benefícios de contratar uma consultoria de TI

Agora que você já sabe o que é uma consultoria de TI e o que ela faz, chegou a hora de descobrir seus reais benefícios.

Vamos começar:

1. Reduzir custos

Pessoa empilhando moedas para reduzir o custo.

Começamos por um objetivo comum a qualquer empresa: diminuir os gastos. A consultoria em TI vai dimensionar as necessidades de equipamentos e softwares de acordo com o perfil do seu empreendimento e, além disso, é capaz de projetar as demandas futuras baseadas em uma curva de crescimento das operações.

Além disso, permite que os próprios colaboradores atuem de forma operacional em questões de TI, visto que a consultoria irá capacitar toda a equipe.

Se você deseja eliminar os gastos com um amplo time de Tecnologia da Informação, a consultoria em TI irá reduzir, e muito, suas despesas, principalmente com funcionários.

2. Otimizar o uso dos recursos

Produzir mais e consumir menos recursos — essa é a combinação da efetividade e evolução das empresas. Afinal, nesse cenário haverá a probabilidade de receitas maiores que as despesas.

Isso é possível com o pleno emprego do equilíbrio entre o dimensionamento dos recursos e a produção desejada. De modo que, é facilmente identificável com a adoção das abordagens disponibilizadas por uma consultoria de TI.

O apoio de profissionais especializados e o uso de sistemas de gestão garantem o fluxo adequado de recursos e os seus respectivos níveis de ressuprimentos.

Desta forma, evitam os excessos ou faltas que possam afetar as entregas que a sua empresa assume junto aos clientes.

2. Garante a elevação da produtividade

Inovação e produtividade — esses são os elementos fundamentais para a evolução da sua empresa, dado que, vai garantir vantagens competitivas diante dos demais players do mercado.

Mas como alcançar esse patamar de inovação e produtividade?

A resposta é simples e objetiva: com a implantação da TI por meio de uma consultoria especializada na área da Tecnologia da Informação.

Ela vai analisar o ambiente interno e externo em busca de identificar todos os processos e pontos de melhoria, para que desta forma, trace a melhor metodologia, equipamentos, softwares e sistemas do seu segmento de mercado necessários para que a sua empresa eleve o nível de produtividade e promova a sua evolução em todas as áreas.

Além disso, é garantido um ambiente de integração entre todos os setores, fazendo circular as informações para que não haja paralisação das atividades, nem gere erros que causem o retrabalho.

Nesse serviço da consultoria especializada, são identificadas até mesmo aplicações gratuitas, o que pode reduzir o gasto com licenças de software – que devem ser estudadas com cuidado pelo mesmo por seus riscos.

Não para por aí: bons profissionais contratados ainda podem ajudar a equipe a se especializar no que fora instalado/adquirido, permitindo que o empreendimento não fique defasado em tecnologias que só potencializam seu negócio.

3. Infraestrutura X Computação em Nuvem

Nuvem digital

Esse é um dos maiores benefícios em diversos segmentos empresariais. Uma consultoria em TI irá analisar o que é mais eficaz para a empresa: manter uma infraestrutura de servidores e outros recursos ou migrar as soluções em TI para a computação em nuvem, por exemplo.

Acredite, isso traz uma série de vantagens agregadas.

A primeira, é a diminuição de custos, pois em determinados casos, é possível reduzir os gastos com equipamentos e a própria infraestrutura; a segunda é a escalabilidade, na qual se conhece o limite físico de memória e armazenamento, permitindo escolher serviço mais adequado.

Questões como segurança, estabilidade e funcionalidades também passam por uma análise da consultoria de TI, a qual irá apontar a melhor opção para o seu negócio.

4. Constante atualização tecnológica

A Transformação Digital tem sido cada vez mais incorporada nas atividades empresariais em resultado das mudanças do comportamento dos hábitos de consumo e demandas dos clientes.

Assim, o emprego da tecnologia deixou de ser uma escolha e passa a ser uma necessidade para se manter competitivo.

Por essas características, a sua empresa precisa ter uma constante atualização tecnológica, sempre acompanhando as tendências mais recentes do mercado.

E nesse momento, a consultoria em TI exerce função fundamental para que a sua organização alcance esse objetivo, pois, conta com profissionais com o know-how sempre atualizado a respeito das tendências do mercado de TI, e com a capacidade de orientar o planejamento de atualização tecnológica de acordo com as necessidades e perfil da sua empresa.

Por exemplo, quem é o responsável por encontrar os melhores sistemas de relacionamento com o cliente na sua empresa (como o CRM)?

Atualmente, existem programas que analisam todos os dados para montar o perfil do consumidor ideal, o que pode demandar tempo e experiência, coisas que a consultoria de TI tem de forma intrínseca.

Se quiser saber mais sobre a Transformação Digital, a Rock Content possui uma explicação muito boa sobre ela.

5. Segurança em alta

Os dados e informações são os maiores ativos de toda empresa, por isso, uma consultoria em TI é fundamental para estabelecer as diretrizes de segurança de dados, bem como orienta os gestores e colaboradores nas melhores práticas no dia a dia de trabalho.

Backups, firewall, softwares, antivírus, disaster recovery (recuperação de desastres), entre outros: tudo mantém a alta segurança do seu negócio, por meio de profissionais que conhecem as melhores proteções.

Só por isso, em muitos casos, a contratação de uma consultoria em TI vale muito a pena, visto que a perda, roubo ou extravio de dados e informações podem fazer com que as empresas tenham muitos problemas financeiros e jurídicos.

6. Análise sem vícios do negócio

Uma análise da sua empresa sem vícios é fácil de entender: quando profissionais externos conseguem enxergar problemas que, mesmo com especialistas dentro do próprio negócio, ainda continuam “travando” as operações.

Ou seja, uma consultoria de TI irá apontar situações que a própria equipe não enxerga, por esta já está viciada em certos padrões de funcionamento.

Quando há profissionais de fora, como a consultoria, rapidamente é identificado esses vícios. Não significa que todos os casos precisem de uma nova estratégia de TI, pelo contrário, o objetivo da consultoria é primeiro ajustar, modular para, na sequência, oferecer novas soluções.

Em pouco tempo, você já enxerga mais produtividade de todos os setores.

7. Informações e a tomada de decisão

O processo de tomada de decisão surge do conjunto de todos os tópicos anteriores, de modo que, o seu principal elemento são os dados e a sua estruturação em informações.

Nesse contexto, a consultoria de TI disponibiliza um ambiente avançado de ferramentas que permitem aos gestores visualizarem o negócio como um todo. Possibilitando que suas decisões sejam tomadas de maneira consciente e com foco na evolução do empreendimento.

Além disso, a consultoria de TI coloca como prioridade a segurança dessas informações — um dos grandes fatores para a tomada de decisão com base em dados confiáveis e que realmente possam contribuir para a evolução da empresa.

Diante dos pontos citados nesse artigo fica inegável que uma consultoria de TI exerce um papel fundamental e de destaque para que a sua empresa coloque em prática todos os seus projetos e seja uma referência do mercado em que atua.

8. Capacitação de todos

O oitavo benefício é a capacitação de todos os colaboradores da sua empresa

O mundo moderno exige expertise das equipes corporativas, independentemente do seu ramo de atuação. Conseguir lidar com as novas tecnologias é uma necessidade, e a consultoria em TI contribui da melhor forma possível.

Isso não apenas traz as vantagens que listamos acima, melhora também, a performance de cada funcionário, visto que eles terão mais familiaridade com todos os processos.

Nas maiores empresas e corporações, consultorias em TI são constantemente contratadas para permitir que os colaboradores estejam sempre preparados, o que deixa a concorrência, que adota soluções analógicas, muito longe de quem tem um parceiro de consultoria em TI.

9. Ajuda a melhorar a integração de setores

Um negócio de sucesso é baseado em integração e comunicação entre todas as áreas, pois, isso é fundamental para que os objetivos da organização sejam conhecidos por todos os colaboradores.

No entanto, algumas empresas vivenciam o isolamento dos seus setores — conhecido também como ilhas — pelo fato de não haver uma boa plataforma de comunicação e integração entre os sistemas.

Nesse contexto, uma consultoria em TI é capaz de mapear os processos e implantar estratégias que melhorem a integração entre equipes e setores, tornando o trabalho mais fluido e coeso em todos os seus níveis.

10. Experiência em TI

O conhecimento, atualização e constante aprimoramento desse serviço terceirizado agrega tantos outras vantagens para sua empresa, como por exemplo, entender como maximizar a vida útil de seus hardwares.

Esse é um dos pontos-chave para contratar uma consultoria em TI, mesmo com profissionais habilitados na sua empresa, uma visão externa e especializada pode aumentar suas opções.

Lembre-se que a consultoria é contratada sob demanda e seu negócio pode, pontualmente, chamar esses profissionais para potencializar ainda mais os processos em Tecnologia da Informação.

Como funciona a consultoria para pequenas empresas?

Um serviço de qualidade de TI é essencial para as empresas nos dias atuais, mas para que as informações e dados da sua empresa estejam sempre seguros, é necessário contar com um setor ou um departamento de TI adequado e que esteja de acordo com as suas necessidades.

Esse tipo de serviço pede dedicação quase integral para que tenha alta qualidade, algo complicado para as pequenas empresas que não possuem uma equipe especializada somente para esta área.

Para as pequenas empresas, a terceirização do departamento de TI é uma ótima opção que, além de mais prática, é mais barata. A empresa pode economizar na operação, pois não há a necessidade de contratar uma equipe para esta área.

E também existe a possibilidade de ser notado pelo consumidor final que, uma vez que a empresa tenha mais agilidade e facilidade no acesso a informações, acaba executando um serviço mais rápido e de qualidade.

Isso traz destaque para a empresa nesse mercado que sabemos que é sempre bastante competitivo.

O que é preciso para contratar uma consultoria?

Uma pessoa segurando um contrato enquanto a outra assina.

Uma vez entendido o processo de avaliação e trabalho da consultoria de TI, é importante saber o que precisamos para buscar esse serviço.

Porém, primeiramente você deve fazer algumas perguntas:

  1. Qual o motivo da contratação?
  2. O que a empresa busca com isso?
  3. Que tipo de serviço ela espera da consultoria?
  4. Quais são seus objetivos?

Como o primeiro passo do contratado é fazer uma varredura das necessidades da empresa, se você possui seus objetivos já definidos. Isso facilita o processo e deixa a comunicação entre ambos muito melhor.

Referências de Mercado: o que estão dizendo?

Ao criar sua lista de consultorias, pesquise referências no mercado e como cada uma delas costuma trabalhar. Busque também saber como funciona o suporte técnico oferecido – muito importante para evitar futuros problemas.

Algumas consultorias oferecem uma simulação ou testes do atendimento e rapidez dos serviços oferecidos, para que você possa ter certeza de que aquela é a melhor opção para você (e que seu negócio não ficará parado à espera do suporte caso tenha algum problema).

Ao encontrar uma “possível candidata”, peça alguma referência de cliente. Uma boa conversa com os gestores de TI que já viram o trabalho da consultora “ao vivo” pode ser essencial na hora de decidir a prestadora do serviço. Dessa forma, avaliando sua performance e ética de trabalho.

Reputação digital

Um ponto que não deve ser esquecido é o da reputação na internet. Procure sobre a consultoria em locais como: Google Meu Negócio, Facebook, LinkedIn, Reclame Aqui, fóruns e etc.

Se você chegou até aqui, parabéns.

Você já sabe bastante coisa sobre consultoria de TI e caso esteja procurando uma, as informações já estão na suas mãos para ter bastante sucesso na procura.

Se ficou com alguma dúvida ou sugestão, não pense duas vezes antes de comentar abaixo!

Até o próximo post!

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