Gerir de forma efetiva a Tecnologia da Informação do seu negócio deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade. Pudera! Com tantos recursos e aplicações, não cuidar desse importante segmento empresarial, é estar posicionado atrás da concorrência. E dentro desse contexto, uma consultoria em TI pode agregar vários benefícios para a sua empresa.

Através dela, é possível enxergar as melhores oportunidades, ampliar ou diminuir, a infraestrutura tecnológica, além de outras vantagens. Quer saber quais os motivos te levam a optar por essa solução? Então, acompanhe abaixo, os 8 benefícios que a consultoria em TI pode trazer para sua empresa, adotando agora mesmo esse serviço indispensável nos dias de hoje.

1. Diminuem-se os gastos

Começamos por um objetivo comum a qualquer empresa: diminuir os gastos. A consultoria em TI é pontual, ou seja, não é necessário que você contrate ela para executar suas funções todos os dias, de forma integral. Gasta-se menos que manter um profissional específico para realizar todas as soluções que sua empresa necessita.

Além disso, permite que os próprios colaboradores atuem de forma operacional em questões de TI, visto que a consultoria irá capacitar toda a equipe. Se você deseja eliminar os gastos com um amplo time de Tecnologia da Informação, a consultoria em TI irá reduzir, e muito, suas despesas, principalmente com funcionários.

2. Produtividade e rotinas em alta

Quer aumentar a produtividade do seu negócio? Otimizar as rotinas operacionais? A consultoria em TI é amplamente contratada por inúmeras empresas, justamente, por essas vantagens. Tudo passa pela escolha dos melhores softwares e sistemas do seu segmento de mercado, além de aplicativos e outros recursos pontuais ao ramo empresarial.

Ainda, a consultoria em TI identifica até mesmo aplicações gratuitas, o que pode reduzir o gasto com licenças. Não para por aí: bons profissionais contratados ainda podem ajudar a equipe a se especializar no que fora instalado/adquirido, permitindo que o empreendimento não fique defasado em tecnologias que só potencializam seu negócio.

3. Infraestrutura x computação em nuvem

Esse é um dos maiores benefícios em diversos segmentos empresariais. Uma consultoria em TI irá analisar o que é mais eficaz para a empresa: manter uma infraestrutura de servidores e outros recursos ou migrar as soluções em TI para a computação em nuvem, por exemplo. Acredite, isso traz uma série de vantagens agregadas.

A primeira, é a diminuição de custos, pois em determinados casos, é possível reduzir os gastos com equipamentos e a própria infraestrutura; a segunda é a escalabilidade, na qual se conhece o limite físico de memória e armazenamento, permitindo escolher serviço mais adequado. Questões como segurança, estabilidade e funcionalidades também passam por uma análise da consultoria de TI, a qual irá apontar a melhor opção para o seu negócio.

4. Adoção de novas tecnologias

Estar constantemente atualizado no que a tecnologia tem a oferecer de novo é um importante fator competitivo de mercado. E a consultoria em TI faz isso com excelência: indica quais são os melhores recursos tecnológicos que sua empresa pode adotar, fazendo com que suas operações se destaquem no nicho que atua.

Por exemplo, quem é o responsável por encontrar os melhores sistemas de relacionamento com o cliente na sua empresa (como o CRM)? Atualmente, existem programas que analisam todos os dados para montar o perfil do consumidor ideal, o que pode demandar tempo e experiência, coisas que a consultoria de TI tem de forma intrínseca.

5. Segurança em alta

Outro dos benefícios, que para muitas empresas é a principal dor: a segurança das informações. Quem melhor que uma consultoria em TI para apresentar os melhores recursos para proteger, interna e externamente, dados e informações corporativas? Aqui entram todas as necessidade de uma empresa – e são muitas.

Backups, firewall, softwares, antivírus, disaster recovery (recuperação de desastres), entre outros. Tudo mantém a alta segurança do seu negócio, através de profissionais que conhecem as melhores proteções. Só por isso, em muitos casos, a contratação de uma consultoria em TI vale muito a pena, visto que a perda, roubo ou extravio de dados e informações podem fazer com que as empresas tenham muitos problemas financeiros e jurídicos.

6. Análise sem vícios do negócio

Uma análise da sua empresa sem vícios é fácil de entender: quando profissionais externos conseguem enxergar problemas que, mesmo com especialistas dentro do próprio negócio, ainda continuam “travando” as operações. Ou seja, uma consultoria de TI irá apontar situações que a própria equipe não enxerga, por esta já está viciada em certos padrões de funcionamento.

Quando há profissionais de fora, como a consultoria, rapidamente é identificado esses vícios. Não significa que todos os casos precisem de uma nova estratégia de TI, pelo contrário, o objetivo da consultoria é primeiro ajustar, modular para, na sequência, oferecer novas soluções. Em pouco tempo, você já enxerga mais produtividade de todos os setores.

7. Experiência em TI

Todos os benefícios que listamos acima, só são possíveis pela experiência em TI que uma consultoria do gênero possui. Assim, o conhecimento, atualização e constante aprimoramento desse serviço terceirizado agrega tantos outras vantagens para sua empresa, como por exemplo, entender como maximizar a vida útil de seus hardwares.

Esse é um dos pontos-chave para contratar uma consultoria em TI, mesmo com profissionais habilitados na sua empresa, uma visão externa e especializada pode aumentar suas opções. Lembre-se que a consultoria é contratada sob demanda e seu negócio pode, pontualmente, chamar esses profissionais para potencializar ainda mais os processos em Tecnologia da Informação.

8. Capacitação de todos

O último benefício é a capacitação de todos os colaboradores da sua empresa. O mundo moderno exige expertise das equipes corporativas, independentemente do seu ramo de atuação. Conseguir lidar com as novas tecnologias é uma necessidade, e a consultoria em TI contribui da melhor forma possível.

Isso não apenas traz as vantagens que listamos acima, melhora também, a performance de cada funcionário, visto que eles terão mais familiaridade com todos os processos. Nas maiores empresas e corporações, consultorias em TI são constantemente contratadas para permitir que os colaboradores estejam sempre preparados, o que deixa a concorrência, que adota soluções analógicas, muito longe de quem tem um parceiro de consultoria em TI.