Desde que a internet surgiu, a necessidade de cuidar do e-mail e se proteger de tudo o que se recebe se tornou cada vez maior. No início dos anos 2000, não se falava em outra coisa que não fossem os vírus e eram abordadas inúmeras formas de garantir que suas informações pessoais estivessem seguras.

Ainda assim, conforme os anos passaram, o que era necessidade se tornou uma questão de sobrevivência, principalmente para as empresas. O que antes era uma preocupação apenas com o personal computer se tornou um temor real no que diz respeito aos dados que uma corporação possui e, convenhamos, não há maior troca dessas informações do que por e-mail.

Dessa forma, está cada vez mais latente a importância de conversar sobre segurança no e-mail corporativo e, pensando nisso, separamos 5 dicas infalíveis para que você proteja o seu.

1. Troque as senhas

É importante ter anotado um lembrete para trocar a senha periodicamente. Nessas mudanças, vale colocar mais de oito caracteres, misturar letras maiúsculas e minúsculas, acrescentar símbolos e números. O ideal é deixá-la complexa para evitar invasões.

2. Esteja alerta

É primordial ter cuidado na hora de abrir e-mails desconhecidos. O mesmo vale para o clique em links e o download de anexos. Ser responsável sobre a segurança do e-mail corporativo também envolve estar ciente de um bom uso dessa ferramenta e, com isso, lembre-se sempre de estar com a famosa “pulga atrás da orelha” antes de clicar em algo que possa levar malwares para o computador da empresa.

3. O vilão chamado Spam

O Spam é uma mensagem indesejada que chega ao destinatário sem que ele deseje, normalmente como uma propaganda. Além de tomar tempo, porque o funcionário perde alguns minutos abrindo-o e excluindo-o, ele ainda pode ser prejudicial para o funcionamento do sistema e é capaz de infectar as máquinas e roubar dados empresariais.

Por isso, é importante usar um bom filtro de spams e denunciar esse tipo de e-mail quando recebê-lo: isso ajudará o seu provedor a filtrar esse conteúdo.

4. Salve tudo o que puder

Já pensou em perder tudo que está no seu e-mail? Dá um calafrio só de pensar, não é? Como se sabe, muitas informações importantes são passadas pelo correio eletrônico e nessa troca de mensagens com parceiros e fornecedores, muitos dados necessários ficam salvos apenas no provedor e não em outro arquivo que esteja em um ambiente seguro.

Sendo assim, é ideal que seja feito um backup constante, tanto das conversas quanto dos contatos. Acredite: essa cópia de segurança pode ser essencial para recuperar suas informações em qualquer adversidade.

5. Criptografia

Para os que querem investir em mais segurança e proteger a privacidade das mensagens, a saída é criptografar. Com isso, é possível converter o texto em uma formatação codificada e embaralhada, quase como um código secreto. Assim, as conversas ficam confidenciais, e você pode se sentir mais seguro (a).

Gostou das dicas que preparamos? Com soluções em T.I sob medida, estamos sempre preocupados com o seu bem-estar e, claro, com o da sua máquina. Coloque em prática tudo o que ensinamos e aproveite para ter uma navegação mais segura!