A importância de sempre manter todos os aspectos da sua estrutura digital atualizados é bem conhecida.

Assim, é importante ficar atento que as atualizações de segurança do Windows Server 2008 e SQL Server 2008 estão chegando ao fim.

Com isso surgem diversas dúvidas: o que isso quer dizer? Quais são os riscos de não atualizar? Como proceder?

Neste artigo, você encontra as respostas para todas essas perguntas!

O que vai acontecer?

Faltam poucos meses para o fim do suporte do Windows Server 2008/2008 R2 e do SQL Server 2008/2008 R2. Dessa forma, não ocorrerão novas atualizações de segurança e você poderá ficar exposto a riscos cibernéticos. Mantenha-se protegido!

Quais são os riscos em manter o software sem atualizações de segurança?

Os riscos digitais são alguns dos que as empresas estão mais expostas. Porém, ao mesmo tempo, não existe um grande interesse em corrigir isso, ou pouco conhecimento de como fazê-lo e de sua importância. Não deixe que isso aconteça com a sua empresa, e fique atento aos principais riscos.

Dados ficam expostos

Ataques de ransomware e phishing são cada vez mais comuns e uma das maiores e principais preocupações da empresa. Para quem não sabe, ransomware é quando seus dados são “sequestrados” até que seja pago um resgate. E o phishing é o envio de comunicações que tem como o objetivo “pescar” informações delicadas sobre a sua empresa.

Problemas de compliance

A lei tem se adequado à segurança digital, exigindo cada vez mais das empresas a proteção de seus dados. Portanto, não atualizar significa expor sua empresa a normas regulamentadoras e regras internas.

Deficiência na detecção de ameaças

Ameaças como as citadas acima ocorrem o tempo todo. Portanto, é preciso sempre estar atento a elas de modo a eliminá-las o mais rápido possível. Por isso, sem atualização, o risco de vazamentos é maior.

O que fazer quando o suporte encerrar?

Vamos ver algumas opções do que fazer após o fim das atualizações.

Nuvem Azure

A nuvem tem muitas vantagens para as empresas que adotam essa tecnologia. Não é necessário fazer mudanças de códigos, existe um suporte estendido de três anos e todas as atualizações são feitas online.

Atualização no software

Você pode também atualizar para uma versão mais nova do Windows Server e do SQL. Isso pode comprar um bom tempo mas, em algum momento, esse problema irá surgir novamente.

Adquirir um pacote de segurança estendido

Essa é sempre uma boa opção, visto que nunca faz mal. Você pode contratar um pacote anual com atualizações de segurança estendido.

Qual é a melhor opção?

Dentre as alternativas anteriores, adquirir o Azure é uma opção com um ótimo conjunto de vantagens. A segurança e praticidade da nuvem significa que durante 3 anos você irá receber atualizações gratuitas, todas elas em conformidade com as certificações de proteção de dados.

Além da segurança, a nuvem traz outros benefícios, permitindo mais inovação com diversas ferramentas para modernizar a sua estrutura.

Por fim, ela ainda apresenta uma opção mais barata, já que a necessidade de servidores físicos é menor.

De qualquer forma, você pode pesquisar qual é a solução mais eficiente para o seu negócio e a sua necessidade. Em geral, a nuvem tem muitas vantagens, mas podemos sempre conversar e encontrar o melhor para você.

Nossa maior recomendação é evitar manter a plataforma sem atualização, visto que seus dados ficam muito expostos.

Não deixe que suas informações e sua empresa corram esses riscos.

Veja também: Os riscos de usar software pirata