Atualmente, é muito comum a prática de baixar downloads e softwares na Internet. Mas você sabe quais são os riscos de baixar um programa desses sem licenciamento?
O licenciamento de softwares é uma autorização para a utilização. Ele é concedido a partir da compra de licenças pelas empresas e garante diversos benefícios para a empresa. A sua ausência pode causar inseguranças nos dados, além de envolver questões jurídicas e pode arranhar a credibilidade da organização.

Quais os riscos de utilizar softwares sem licença?

A utilização de softwares comercializados de maneira ilegal pode causar prejuízos consideráveis para as empresas, a começar pela vulnerabilidade de dados. Isso pode ocorrer por meio de uma técnica denominada phishing, que consiste no roubo de dados pessoais por meio de computadores no momento em que o programa é baixado e solicita esses dados.
Outro risco é a exposição a vírus e malwares, por meio de softwares que criam senhas falsas e abrem brechas para ataques cibernéticos, o que também pode acarretar prejuízos para a organização.
Vale destacar, também, a instabilidade de sistemas fazendo com que o colaborador perca muitas horas de trabalho, a falta de acesso a um suporte técnico, para situações em que o computador é infectado por vírus, por exemplo, acesso a informações sigilosas e muitos outros malefícios.

Como funciona o licenciamento de softwares

O licenciamento de um software permite que a empresa utilize aquele sistema de forma legal e idônea, e garante o reconhecimento do desenvolvedor de que aquele produto não foi comprado de maneira ilegal, e sim da fonte original.
Além disso, a empresa fica autorizada a utilizar o software, recebe uma garantia de assistência para qualquer problema que possa surgir, além de contar com todo o apoio e informações sobre as suas especificações.
São diversos os tipos de licenciamento de software que se dividem entre os que determinam um número de máquinas em que poderá ser executado e os que estabelecem o número de usuários que poderão utilizá-lo. O mais comum é o segundo caso.

Quais os benefícios do licenciamento de softwares?

Confira algumas das vantagens do licenciamento de softwares.

Segurança das informações

Os dados da empresa precisam ser armazenados de maneira segura. A exposição dessas informações pode causar danos irreparáveis para a imagem de uma organização. Portanto, a utilização de softwares licenciados é fundamental para a garantia da segurança dos dados por meio de ferramentas que evitam vírus, spywares e outras ameaças.

Bom desempenho

Outra vantagem, é o desempenho garantido por um programa original. A possibilidade de ocorrerem problemas e falhas é reduzida, o que resulta em produtividade e resultados rápidos na empresa.

Questões jurídicas

As empresas que utilizam programas licenciados não correm o risco de lidar com indenizações que possam repercutir na sua imagem, decorrentes do uso da pirataria. Isso, porque a Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) possui diversos canais relacionados a ações antipirataria e questões legais de licenciamento para verificação de ilegalidades, o que pode resultar em diversos outros prejuízos à empresa.
Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso site!