Uma organização lida com uma imensa variedade de dados diariamente e mantê-los seguros é um desafio. Continue lendo este artigo, e entenda melhor a importância do backup recorrente para as empresas.

Afinal, o que é um backup?

De maneira simples, backup é uma cópia de segurança de arquivos que permite recuperá-los, se necessário. Esse processo pode ser realizado manualmente ou por meio de um sistema automatizado.

No backup manual, os dados são armazenados em equipamentos físicos como HD externo, disco rígido, servidores locais, entre outros.

Enquanto no backup automatizado, um software é instalado, com o propósito de copiar os arquivos com uma frequência predeterminada, de forma rápida e segura.

Por que fazer backup recorrente?

A utilização estratégica de informações é uma peça chave no gerenciamento de organizações modernas, porém a sua armazenagem está cercada de ameaças.

Falhas na energia elétrica, desastres naturais, roubos, e ataques cibernéticos podem provocar a perda de dados empresariais e, dessa forma, grandes prejuízos financeiros.

Afinal, a empresa pode perder importantes informações financeiras e de clientes e até ficar momentaneamente com portal e sistemas inoperantes.

Sem contar no risco de dados sigilosos caírem nas mãos de hackers mal-intencionados, ocasionando ainda mais transtornos.

Por essas razões, empresas de todos os portes e segmentos precisam desenvolver o hábito de realizar backups periódicos visando garantir a preservação das informações.

Qual a melhor forma de fazer backups?

Mencionamos acima, os dois principais tipos de backup. O manual ainda é muito utilizado em organizações, porém é suscetível a falhas, já que os dispositivos onde são armazenadas as informações podem ser danificados ou, de alguma maneira, extraviados.

Além disso, demanda o tempo operacional de um funcionário, possibilitando, ainda, a ocorrência de erros e esquecimentos.

Portanto, optar por um sistema automatizado pode ser a alternativa mais acertada. Para complementá-lo e proporcionar maior segurança, uma ótima opção é realizar o backup na nuvem.

Backup em nuvem

O backup feito em nuvem é totalmente online, não necessita de equipamentos físicos e o armazenamento dos dados ocorre simultaneamente.

Outra vantagem, é que os dados estarão em ambiente externo ao da organização e assim, seu funcionamento não será comprometido caso ocorra algum problema interno.

A utilização da nuvem permite à organização escolher quais dados devem ser copiados e por qual período, sendo possível também, atender aos requisitos da política de backup corporativo.

É importante monitorar constantemente o sistema para verificar o seu desempenho. Uma dica é selecionar aleatoriamente um arquivo e tentar recuperá-lo.

Logo, os eventuais problemas que forem observados poderão ser reparados e evitar surpresas desagradáveis quando o sistema tiver que entrar realmente em ação.

Vale acrescentar que esse tipo de backup pode sofrer ações de hackers e por esse motivo, é importante que a empresa prestadora desse serviço seja idônea e conte com bons critérios de segurança, por exemplo, proceder a criptografia de todos os dados.

Com essa tecnologia de backup recorrente, a organização ganha tempo operacional para que sua equipe de tecnologia esteja focada em outras prioridades.

Então, se você precisa de uma solução inovadora e prática, conheça o Aeonbackup. Recurso de backup corporativo que oferece segurança para seus dados. Entre em contato conosco e saiba mais.

Referências:

https://www.secureway.com.br/porque-o-servico-de-backup-e-importante-para-sua-empresa.php
https://blog.hdstore.com.br/tipos-de-backup-para-minha-empresa/