Tomar uma decisão acertada, depende muito da qualidade de informações à disposição. Para os gestores e diretores de empresas, que precisam tomar decisões no dia a dia, os insumos a sua disposição são essenciais para trilhar o caminho correto. Felizmente, com a tecnologia, existe uma gama bem maior de informações, e os próprios dados da sua empresa podem ser fortes indicadores de gestão. Quer saber como? Então, confira o artigo!

Como gerenciar os dados da sua empresa?

Atualmente, toda empresa usa ou produz uma enorme quantidade de dados. Diversos deles são “importados” de ambientes externos, como o comportamento dos clientes, e outros são produzidos após o trabalho, como o volume de vendas de determinado produto.

A movimentação e o gerenciamento destes dados é o grande desafio das empresas, atualmente. Neste sentido, a tecnologia é seu maior aliado, pois pode organizá-los para que eles possam ser lidos e interpretados mais facilmente.

Usando as informações à sua disposição

Portanto, cabe aos gestores e diretores usar estes dados para gerar mais conhecimento sobre a sua própria empresa. Eles são produzidos continuamente, e não os usar é “deixar dinheiro na mesa”, pois está sendo negligenciado um insumo importantíssimo.

Por exemplo, os indícios de lucratividade são sempre uma obsessão de qualquer gestor. Afinal, a relação entre o quanto é gasto e o lucro recebido é o que mantém a empresa viva e prosperando.

Aproveitando outros dados da empresa

Mas qualquer empresa tem um volume de dados altíssimo que pode trazer muita informação valiosa.

Os indicadores de produtividade, por exemplo, estabelecem uma relação no quanto é gasto para produzir determinado produto. No entanto, ela não observa apenas o investimento financeiro, mas sim, de tempo e pessoal.

Assim, você pode determinar o que é realmente valioso para a sua empresa ou investigar mais a fundo, para encontrar formas de elevar a produtividade.

Outro tipo de indicador muito interessante é o de turnover. Ele mede o tempo médio de permanência de um empregado na empresa, e quando esse tempo é baixo, pode trazer certos problemas. É mais um dado a se observar e que a empresa produz naturalmente, que pode ser muito valioso para a gestão.

Os dados relacionados aos clientes

Por fim, existe uma gama de dados enorme relacionados aos próprios clientes. Primeiramente, existem os indicadores de conversão de leads em vendas, que ajudam a sua empresa a medir o esforço necessário para fechá-las. Se este for muito grande, pode ser pensada uma mudança de abordagem para algo que seja mais eficaz.

Outro ponto fundamental é a própria satisfação dos clientes. Entender como eles se sentem em relação a sua empresa é fundamental para otimizar os processos e fazer as interações serem cada vez mais positivas.

Sendo assim, os dados da sua empresa podem se transformar em indicadores de gestão muito poderosos. Alguns são produzidos naturalmente, enquanto outros precisam ser implementados com um pequeno esforço. Mas o importante é que todos sejam utilizados como uma fonte de informação muito valiosa para a sua empresa.

O que você acha? Sua empresa usa todos os dados que têm à disposição? Se quiser conhecer como coletar e analisar estes dados, entre em contato conosco para encontrarmos uma solução personalizada para o seu negócio!