A era digital avança como um tsunami: todo nosso modo de vida vem sendo modificado muito rapidamente e as organizações precisam se adaptar a essa mudança. Afinal, esse conceito de transformação digital e sua aplicação pode ser o sucesso ou fracasso de uma organização.

E não adianta adiar e esperar essa onda passar, pois daqui pra frente ou sua organização se adapta e aplica de modo eficaz a transformação digital, ou ela ficará obsoleta e perderá de ganhar dinheiro. Por isso, é importante começar o quanto antes essa transformação digital na sua organização, para que ela não fique para trás perante a concorrência.

Neste post, vamos explicar como a transformação digital é importante nas organizações. Você vai entender como se adaptar a essa tendência pode trazer benefícios para a gestão da sua empresa e facilitar o trabalho como um todo.

O mundo em transformação

Você já percebeu como o comportamento das pessoas vêm mudando? Muito disso está relacionado com a transformação digital. Veja a quantidade de coisas que deixamos de fazer ou ficaram obsoletas, em virtude do avanço tecnológico nos últimos anos.

– Compras: Por inúmeros motivos, que vão desde comodidade até preço mais baixo, aos poucos as pessoas deixam, ou ao menos diminuem, o ato de comprar em lojas físicas e migram para compras em lojas virtuais.

– Estudos: O modelo de ensino a distância vem ganhando espaço. As pessoas deixam de estudar em faculdades presenciais e dão preferência para o ensino EAD, que tem a mesma validade que uma faculdade presencial.

– Rotina: Fazemos depósitos, transferências e pagamos contas, tudo na palma da mão, através de celulares, ao invés de enfrentar filas de bancos e lotéricas.

– Trabalho: Estamos iniciando a 4ª revolução industrial, também chamada de indústria 4.0. Cada vez mais a inteligência artificial traz soluções que aprimoram e agilizam nosso modo de trabalho.

Esses são alguns exemplos da mudança de comportamento das pessoas na era digital. No entanto, poderíamos ficar horas citando pequenos ou grandes avanços na tecnologia. Mas o que realmente importa é: Você está preparado para mudar? Já pensou como sua organização será daqui a cinco ou dez anos?

Se ainda não pensou, esse é o momento de aplicar as transformações digitais e oferecer uma prestação de serviços rápida, que traga uma experiência positiva aos seus clientes.

Invista em boas experiências

A tecnologia muda constantemente e cria novas experiências nas pessoas. Ninguém gosta de perder tempo com coisas simples, que podem ser feitas de maneira rápida e sem complicação.

Há alguns anos, empresas eficientes eram aquelas que tinham o melhor produto, que praticavam os melhores preços, que tinham vendedores simpáticos e atenciosos, entre outras questões baseadas a partir da experiência proporcionada pelo contato físico.

Mas, como o conceito de transformação digital, aplicado nas organizações, muitas coisas mudaram. De modo geral, tudo que foi mencionado acima continua sendo extremamente importante para diferenciar as empresas ruins das empresas boas, das empresas confiáveis das não confiáveis.

Entretanto, podemos considerar, praticamente um consenso, que esses itens são regras básicas, praticadas por todas as empresas. O que a transformação digital altera é a experiência que a pessoa está vivenciando, um novo modo de fazer coisas simples da vida. Ou seja, a pessoa experimenta algo novo que pode mudar seus hábitos e sua relação com o mundo. Quem nunca passou raiva em fila de banco para ter seu problema resolvido em poucos minutos por um atendente?

Hoje a experiência que a transformação digital nos proporciona é completamente diferente. É muito mais prático ter quase todos os serviços bancários num aplicativo de celular e resolver tudo em poucos minutos, às vezes até segundos. A questão central aqui não é o serviço, nem o produto ou o preço em si, mas sim as boas experiências que a tecnologia proporciona para facilitar a nossa vida!

Como planejar a transformação digital na minha organização

Muitos empresários só percebem as novas tendências quando elas já estão sendo exploradas e bem executadas por seus concorrentes. E aí surge aquele desespero, pois enquanto o concorrente ganha dinheiro e faz sucesso o outro vê sua empresa perder clientes e afundar.

Por isso, estar atento as várias situações e atividades do cotidiano que podem ser melhoradas, é a primeira coisa a se refletir. A partir daí, planejar ideias para oferecer uma transformação digital que traga boas experiências fica bem mais fácil.

Comece a pensar nos seguintes itens:

– O que eu posso oferecer como diferencial aos meus clientes?
– Quais ferramentas digitais poderiam me ajudam nessa questão?

Assim, partindo dessas duas questões, com uma lista de melhorias, você começa a ver o que já está disponível no mercado e pesquisa a melhor solução para sua empresa.

Aplicando a transformação digital de forma eficiente

A transformação tecnológica pode influenciar positivamente em sua organização. E para que ocorra essa transformação digital não é preciso de uma tecnologia avançada, como um robô que execute tudo na empresa. A sugestão, nesse caso, é aplicar pequenas transformações digitais para facilitar o trabalho, aumentar a produtividade dos colaboradores e oferecer uma experiência que satisfaça a expectativa de quem precisa de seu serviço. Por exemplo:

– Software de gestão: Com software de gestão, você pode acompanhar processos, controlar as finanças, agilizar as tarefas do dia a dia, entre outras coisas simples, que fazem com que o tempo trabalhe a seu favor.

– Atendimento via suporte online: Ao invés de fazer as pessoas irem até sua sede física e ter acesso aos serviços somente nesse local, uma sugestão de transformação digital é o atendimento online. Ferramenta simples, porém, pouco utilizada pelas empresas.

– Divulgação de informações através de redes sociais, aplicativos e sites: Algumas empresas ainda insistem em divulgar em mídias tradicionais. Do mesmo modo, esses empresários ainda têm receio de investir em marketing digital, pois não sabe se esse investimento dará retorno. Mas, o que eles não sabem é que ter uma boa presença na internet pode ser o diferencial da empresa para atrair bons clientes.

Tudo é questão de estratégia!

Esses são apenas alguns exemplos para melhorar a experiência digital na sua organização. No entanto, ninguém melhor que você para saber o dia a dia da sua organização e pensar estratégias que possam fazer essa transformação digital.

O ideal é planejar e entender o que sua empresa pode aplicar como solução para facilitar a vida de seus clientes. Assim, você estabelece estratégias certas pensando na transformação digital.