Câmeras térmicas: o que são, sua importância e como funcionam 

Entenda o que são as câmeras térmicas, como funcionam e as vantagens de contar com esta tecnologia na proteção para áreas críticas.

Com a crescente demanda por soluções de segurança, as câmeras térmicas têm se destacado como uma escolha indispensável para a proteção de áreas críticas. 

Câmeras tradicionais de segurança já não conseguem mais suprir essa necessidade, uma vez que encontram dificuldades para atuar em condições climáticas adversas ou de pouca visibilidade. 

Por outro lado, as câmeras térmicas surgem com o diferencial de capturar imagens em qualquer condição ou situação. 

Abaixo, vamos entender melhor o que são as câmeras térmicas, como elas funcionam e as vantagens de contar com esta tecnologia em projetos de proteção para áreas críticas. Confira! 

O que é uma câmera térmica? 

A câmera térmica, ou termográfica, é um dispositivo capaz medir a temperatura de objetos e pessoas através da radiação infravermelha emitida por eles. 

Essas câmeras “enxergam” no espectro da temperatura. A intensidade da luz infravermelha irradiada por um objeto permite identificar sua temperatura, através de cores. 

As cores indicam quais áreas são mais quentes e quais são as mais frias, sendo que tons frios (verde/azul) indicam temperaturas baixas, enquanto tons quentes (laranja/vermelho), representam regiões com índices mais elevados. 

Como a tecnologia de imagem térmica não depende do que é visível ao olho humano, essas câmeras não são sensíveis a condições de luz desafiadoras, como escuridão total, sombras, neblina, névoa ou fumaça. Sendo assim, elas conseguem “ver” objetos e cenários em praticamente qualquer condição climática e de iluminação.  

Câmeras térmicas x câmeras tradicionais 

Câmeras de vigilância convencionais precisam de luz para produzir imagens coloridas e nítidas. No entanto, nem sempre a iluminação ideal está disponível. Isso, por sua vez, atrapalha a identificação e reconhecimento do invasor, além de resultar em baixa qualidade de imagens. 

As câmeras de segurança térmicas, por sua vez, não dependem de luz, gerando boa resolução de imagem na escuridão total ou em condições climáticas adversas e severas, como chuva, fumaça, poeira, neblina, entre outros fatores. 

Por esses motivos, as câmeras térmicas são soluções ideais para ambientes críticos que requerem uma detecção de longo alcance, além de uma identificação rápida e assertiva. Falhas ou demora na detecção podem resultar em prejuízos financeiros para a empresa. 

Por que utilizá-las em projetos de segurança eletrônica? 

Funcionam sob qualquer condição climática ou de luz 

As câmeras térmicas capturam imagens nítidas independentemente dos níveis de luz, sombra, neblina, poeira, chuva, entre outros fatores. 

Detecção de intrusos em condições de baixa visibilidade  

É capaz de detectar objetos e pessoas em ambientes com pouca ou nenhuma visibilidade. Isso é de extrema importância para áreas críticas, pois, muitas vezes, é necessário monitorar os locais durante a noite ou com condições climáticas rigorosas e extremas. 

Detecção mais precisa e assertiva 

Por serem capazes de operar em qualquer situação, detectam intrusos de maneira precisa e assertiva, reduzindo alarmes falsos. 

A detecção se dá através da diferença de temperatura do intruso com o ambiente. A câmera consegue realizar a detecção mesmo que parte do intruso esteja encoberta, ao contrário das câmeras convencionais que precisam de uma imagem clara de um indivíduo para realizar a detecção. 

Protege áreas de longo alcance  

A detecção térmica se torna a opção ideal devido à sua capacidade de detectar objetos e pessoas a longas distâncias. Elas cobrem áreas maiores e requerem menos dispositivos instalados, em comparação com as câmeras convencionais. 

Consequentemente, pelo número de câmeras instaladas no perímetro ser menor, reduz-se os custos operacionais com instalação e manutenção. 

Explore as possibilidades das câmeras térmicas na sua infraestrutura crítica 

As câmeras térmicas são aplicadas em nossos projetos de segurança eletrônica, no monitoramento de áreas como subestações, aerogeradores e UFVs. 

São tecnologias que identificam rapidamente a presença de intrusos e geram alertas em tempo real para a central de monitoramento, em caso de atividade suspeita. 

Quer levar sua segurança a um novo patamar?

Compartilhe este post

Postagens relacionadas

Economize tempo e recursos com a redução de 95% da infraestrutura crítica do seu projeto de segurança
Descubra como reduzir até 20% do valor de seguro de usinas solares com a segurança perimetral 
Segurança avançada na subestação do Complexo Eólico Seridó: Inovação, Eficiência e Compromisso Ambiental e Social