O crescimento das usinas solares no Brasil trouxe um desafio significativo para este setor: a proteção de seus perímetros. É constante o problema com furtos e invasões nessas regiões, localizadas em áreas remotas e de difícil acesso.
Em algumas áreas, a vulnerabilidade da segurança tradicional, como câmeras fixas e vigilância humana, tornou-se evidente. Torna-se necessário, então, buscar soluções de segurança mais avançadas e adaptadas à realidade desses locais.
Foi o que aconteceu na UFV Pitombeira, localizada em Aracati, no Ceará. Situada na mesma área do Parque Eólico Energia dos Ventos IV, a usina possui uma capacidade instalada de 61,68 MWp/47,25 MWac e 7,5 km de extensão.
O local vinha sofrendo com constantes roubos e furtos, mesmo com a implementação de câmeras fixas. Entre as ocorrências, destacavam-se os furtos de baterias de caminhões e invasões das áreas de proteção.
Numa situação ainda mais alarmante, uma troca de tiros entre vigilantes e invasores deixou claro que os métodos de segurança tradicionais não estavam sendo suficientes para conter as ameaças.
Solução implementada na UFV Pitombeira: Security Monitor®
Entendendo a complexidade do local e a necessidade de uma resposta rápida a qualquer atividade suspeita, implementamos a solução avançada de proteção Security Monitor®. Esse sistema integra diferentes tecnologias para oferecer uma proteção completa e eficaz.
O sistema integrou a fibra óptica sensitiva FFT Secure Fence, fixada no alambrado, e responsável pela detecção de intrusos, com 6 câmeras PTZ Q62 da Axis, responsáveis pela visualização completa da área. Foram instaladas também cornetas IP, com o objetivo de emitir alertas sonoros para dissuadir os intrusos e avisar também a equipe de segurança.
Tecnologias adaptáveis a qualquer tipo de cenário
A proteção de usinas solares exige um fator importante: soluções duráveis e capazes de enfrentar desafios do ambiente. Afinal, a operação das usinas não pode parar, e a segurança precisa ser garantida mesmo nas condições mais extremas.
A UFV Pitombeira, por exemplo, está situada em uma região de clima árido, com altas temperaturas, solo arenoso e frequentes nuvens de areia. Além disso, a proximidade do litoral faz com que a usina esteja constantemente exposta à maresia, podendo comprometer a vida útil dos equipamentos.
Para enfrentar essas condições desafiadoras, a Aeon Security oferece equipamentos projetados para resistir a condições adversas. Nossas soluções mantêm o desempenho mesmo sob intensa exposição ao sol, à maresia e outras intempéries.
A durabilidade é um dos pilares da Aeon, garantindo que os sistemas permaneçam eficazes e confiáveis ao longo da vida útil das usinas solares, independentemente dos desafios ambientais.
Resultados e benefícios na UFV Pitombeira
A implementação do Security Monitor® elevou o nível de segurança em Pitombeira. Com a instalação da fibra óptica sensitiva, a detecção de intrusos se tornou mais assertiva e precisa, evitando a entrada de invasores no local.
A solução também proporcionou uma redução significativa nos recursos necessários. “Em Pitombeira, conseguimos alcançar uma redução de 92% da infraestrutura necessária, além de diminuir cerca de 1 tonelada de resíduos com cabo de cobre, PVC e fiação”, destacou Leandro Rosmaninho, Diretor de Operações da Aeon Security.
Conclusão
Nossa abordagem inovadora e o compromisso com a excelência garantem que as usinas solares, como a UFV Pitombeira, estejam sempre protegidas contra qualquer ameaça potencial.
Se você deseja saber mais sobre nossas soluções de segurança e como podemos ajudar a proteger seu perímetro, entre em contato conosco.