projeto de segurança perimetral e desenvolvimento

Por que iniciar um projeto de segurança perimetral na sua usina? 

Neste blog, entenda o conceito de segurança perimetral, as razões pelas quais iniciar um projeto, e como a Aeon Security pode ajudar. 

A segurança é uma preocupação crescente em todo o mundo, e empresas de diferentes portes e segmentos estão buscando maneiras de proteger suas instalações, funcionários e ativos. 

Nesse contexto, projetos de proteção perimetral emergem como uma estratégia eficaz para evitar intrusões em perímetros de grandes extensões, como usinas. 

De acordo com a MarketsandMarkets, empresa de pesquisa e consultoria de mercado, o setor de segurança perimetral deve alcançar um valor global de 196,60 bilhões de dólares até 2022, refletindo a crescente demanda por soluções avançadas e robustas. 

Neste blog, exploraremos o conceito de segurança perimetral, as razões pelas quais iniciar um projeto é essencial para áreas de usinas, e como a Aeon Security pode ajudar. 

O que é segurança perimetral? 

A segurança perimetral refere-se a um conjunto de estratégias e tecnologias destinadas a proteger o perímetro de instalações contra ameaças, intrusos, roubos, vandalismo e outros eventos prejudiciais. Essa abordagem é fundamental para assegurar a integridade das operações e a segurança de pessoas, ativos e infraestruturas críticas. 

Na Aeon Security, a segurança perimetral envolve o uso de tecnologias como: 

  • Câmeras PTZ
  • Câmeras térmicas
  • Fibra óptica sensitiva
  • Sensores laser
  • Cornetas IP e refletores
  • Controle de acesso
  • Detecção de incêndio

Motivos para investir na proteção de perímetros de usinas 

1. Proteção contra ameaças externas 

Com o crescimento dos sistemas e dos parques solares e fotovoltaicos, crimes no setor têm sido cada vez mais frequentes, como invasões, roubos de painéis, baterias e furtos de equipamentos. Neste cenário, se torna cada vez mais importante aplicar soluções de segurança, capazes de identificar antecipadamente uma aproximação. 

2. Manutenção da integridade da planta e dos ativos 

Ao criar uma barreira eficaz contra ameaças externas, como intrusões, roubos e vandalismos, esses sistemas proporcionam uma camada de defesa fundamental. A detecção precoce de atividades suspeitas ao longo do perímetro permite uma resposta imediata, evitando potenciais danos aos equipamentos, estruturas e recursos valiosos da sua usina. 

3. Prevenção de perdas financeiras 

Incidentes que afetam a segurança podem acarretar custos significativos para as empresas. E é aqui que um projeto de segurança perimetral se destaca. 

Dessa maneira, a proteção do perímetro se traduz em menos despesas com reparos e substituições de equipamentos, ou com a interrupção da produção. 

4. Proteção da reputação da empresa 

Investir em segurança perimetral demonstra o compromisso da organização em proteger ativos, funcionários e clientes, fortalecendo a confiança dos stakeholders. 

Aeon Security: protegendo sua infraestrutura crítica 

Aqui na Aeon Security, nos comprometemos em fornecer soluções de segurança perimetral para locais com infraestrutura crítica. 

Utilizamos tecnologias de ponta de fibra óptica sensitiva que são capazes de detectar em tempo real a presença de pessoas, animais ou veículos que se aproximam. A partir dessa detecção, câmeras de última geração e movimentação 360º visualizam o alvo com precisão. Em seguida, o operador recebe informações e dados importantes, e cornetas são acionadas com o objetivo de advertir o intruso. 

Preocupado com a segurança dos seus ativos, colaboradores e operações? Entre em contato e descubra como podemos proteger sua usina. 

Compartilhe este post

Postagens relacionadas

Câmeras térmicas: o que são, sua importância e como funcionam 
Aeon Wind®: impulsionando a segurança em parques eólicos brasileiros 
Vantagens de usar a fibra óptica sensitiva nos projetos de segurança eletrônica