aeon e o compromisso com as praticas sustentaveis

O compromisso da Aeon Security com o meio ambiente através de práticas sustentáveis 

Neste blog, explicamos em detalhes como a Aeon coloca as práticas sustentáveis em ação no cotidiano, bem como nos projetos dos clientes.

A matriz elétrica brasileira está passando por uma notável transição para fontes de energia limpa. 

Em 2023, o Brasil alcançou um marco impressionante, com um aumento de 7 gigawatts (GW) na capacidade instalada da matriz elétrica em apenas oito meses. Desses 7 GW, 6,2 GW provêm de fontes solar e eólica. Esse feito coloca o país na posição de referência internacional em energia limpa, com 83,79% de sua matriz elétrica proveniente de fontes renováveis. 

A Aeon protege os ativos destas usinas, mas vamos muito além da segurança perimetral. Estamos comprometidos com a sustentabilidade, adotando práticas que minimizam o impacto ambiental e promovem o uso responsável dos recursos naturais. 

Mais adiante, vamos explicar em detalhes como colocamos essas práticas sustentáveis em ação no nosso cotidiano, bem como nos projetos dos nossos clientes, incluindo um caso de sucesso sobre como conseguimos aplicar a sustentabilidade na prática. 

Práticas sustentáveis: como reduzimos recursos e insumos 

Somos mais do que uma empresa de segurança; somos o futuro sustentável em ação. 

Algumas de nossas práticas sustentáveis incluem: 

  • Redução significativa de resíduos provenientes de suas operações 
  • Minimização do impacto ambiental associado aos materiais empregados 
  • Utilização de tecnologias de baixo consumo energético 
  • Promoção do uso consciente de recursos naturais  

No projeto de segurança perimetral do Complexo Solar Fotovoltaico Alex, um dos maiores projetos fotovoltaicos do país, conseguimos reduzir a quantidade de câmeras necessárias em mais de 90%. Uma diminuição de 273 câmeras para apenas 16! 

Com essa diminuição, reduzimos também insumos provenientes das câmeras, totalizando 3,5 toneladas de cabos de cobre e quase 1,8 toneladas de canos de PVC, além de outros componentes como plásticos, cobres, fios, fibras, placas eletrônicas, cornetas etc. 

Além disso, nossas câmeras são projetadas com alta durabilidade, com um tempo de vida útil de cerca de 15 anos. Isso se traduz em menos manutenções e menor necessidade de substituições de equipamentos.  

Outro impacto positivo ocasionado pela redução de câmeras é a diminuição do monóxido de carbono. Isso ocorre porque as usinas estão frequentemente localizadas em áreas remotas, onde há necessidade de deslocamento através de veículos para a realização da manutenção. Estes, por sua vez, geram emissões significativas de CO². Para minimizar esta ocorrência e evitar que os operadores saiam dos centros de controle, nossas câmeras são equipadas com limpadores de lente, já que nessas regiões há forte incidência de ventos e chuvas. 

Junte-se a nós na busca por um futuro seguro e sustentável 

Nossa jornada em direção a um futuro mais seguro e sustentável está apenas começando. Se você deseja fazer parte dessa mudança, conheça melhor nossas soluções e descubra como podemos ajudar a proteger seu perímetro enquanto cuidamos do planeta. 

Quer conhecer melhor nossas soluções?

Compartilhe este post

Postagens relacionadas

Câmeras térmicas: o que são, sua importância e como funcionam 
Aeon Wind®: impulsionando a segurança em parques eólicos brasileiros 
Vantagens de usar a fibra óptica sensitiva nos projetos de segurança eletrônica